segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Viação Cometa - Historia




Em 1931, tripulando uma esquadrilha composta por 14 hidroaviões Savoia Marchetti da Aeronáutica Italiana, o Oficial aviador TITO MASCIOLI, participou da primeira travessia do Oceano Atlântico e pisou em solo brasileiro pela primeira vez. Alguns anos mais tarde o Major Tito Mascioli retornou ao Brasil para ficar.

Em 1937, o Dr. Arthur Brandi, um agrimensor que viria a ser cunhado do Major Tito, estava realizando um loteamento na região do Jabaquara, mas enfrentava dificuldades para vender os terrenos, pois era um bairro longínquo e não havia transporte para o centro de São Paulo. Para alavancar as vendas a única solução viável era criar e operar uma linha de ônibus, ligando o Jabaquara à Praça da Sé. E quem assumiu esse desafio foi Tito Mascioli.

Na época, o sistema de concessões de ônibus urbanos funcionava mais ou menos como as licenças atuais de táxis. Foram então, compradas seis licenças e com elas iniciada uma empresa de ônibus urbano, a Auto Viação Jabaquara S.A.

Um homem empreendedor, Tito Mascioli logo percebeu que havia um grande futuro no ramo de transporte de passageiros, e passou a dar grande atenção ao setor. Em pouco tempo a Auto Viação Jabaquara S.A. tornou-se a maior empresa de ônibus urbano de São Paulo, controlando 40% do transporte coletivo do município, com exemplar qualidade nos serviços prestados.

Os negócios iam bem, tanto no ramo imobiliário, quanto no de transportes, mas em 09 de março de 1947, com a criação da C.M.T.C. - Companhia Municipal de Transportes Coletivos, a Auto Viação Jabaquara S.A. foi encampada. Tito Mascioli chegou a ocupar o cargo de Diretor Tesoureiro da C.M.T.C. por um curto período, mas nem assim conseguiu receber qualquer indenização.

Contudo, Tito Mascioli já estava fascinado pelo ramo e ainda em 1947 adquiriu a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda., que havia sido constituída em 02 de fevereiro de 1943. Aos 17 de fevereiro de 1948 passou a se chamar Auto Viação São Paulo-Santos S.A. e em 07 de maio de 1948 teve sua denominação alterada para VIAÇÃO COMETA S.A.

O nome VIAÇÃO COMETA surgiu em função do desenho que já existia na lateral dos ônibus da Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda., para sugerir rapidez. As cores originais da COMETA, azul e bege, foram inspiradas em um jogo de porcelana no qual o Ilmo. Maj. Tito Mascioli e sua esposa tomavam chá na Europa. Ela havia gostado das cores e ele afirmou que seus ônibus a teriam.
(Obs: Historia tirada do site da viação Cometa http://www.viacaocometa.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário