domingo, 1 de agosto de 2010

Comunicação na Estrada

Andei vasculhando alguns sites e achei interesante esse assunto a comunicação na estrada. Que é muito importante para quem for pegar a estrada; ser for de onibus, carro, moto e caminhão. Dêem uma olhada pode te sevir um dia !!! .
Profissionais de estrada como motoristas de ônibus e caminhão, acostumados com situações de risco, criaram códigos de auxilio mútuo, que podem ser de grande valia para motoristas amadores.

Quando for ultrapassar dê três piscadas com o farol alto, tanto de noite quanto de dia. O motorista que vai à sua frente tem uma visão geral da pista e cumprindo o código das estradas vai sinalizar se a passagem está livre ou se vem algum veiculo em sentido contrario. Ligar a seta para a esquerda antes de começar uma ultrapassagem avisa quem vem atrás apara que não comece também uma ultrapassagem no mesmo momento.

Em uma pista de mão dupla, se o veiculo da frente começar a dar pisca-pisca para a esquerda, significa que há veículos vindo em sentido oposto não havendo condições segura para a ultrapassagem. Se sinalizar com pisca-pisca para a direita, significa que a pista contraria está momentaneamente segura, havendo condições para a ultrapassagem.
a. Mesmo sentido

A comunicação precisa ser feita entre veículos que trafegam no mesmo sentido, pois a potência do motor, a carga transportada e o comprimento de cada carro é diferente, logo se faz muito necessário. Por isso, o caminhoneiro que vai à frente tem visão e sinaliza para o que está atrás, fazendo com que seja facilitada a ultrapassagem.

Pisca para a direita
Sinaliza que o caminho está livre e é um bom momento para a ultrapassagem. Deve-se ter atenção neste ponto, pois o erro do motorista que sinaliza significa morte para o de trás.

Pisca para a esquerda
Quando é o veículo da frente que sinaliza, significa que o veiculo de trás não deve ultrapassar por algum motivo (sempre relacionado à segurança).

E quando quem está atrás que dá este sinal, significa que o motorista deseja fazer a ultrapassagem. Dependendo do contexto da situação, pode significar um pedido de auxílio, para que o veículo da frente sinalize em que momento é melhor a ultrapassagem.

Duas buzinadas curtas
Significa um agradecimento ou um “boa viagem!”. Geralmente, é dado no momento no qual se cruza o veículo. E, na maioria das vezes, há retribuição.

Pisca alerta ligado e desligado rapidamente
Pode significar o item anterior, que não talvez não tenha sido feito (ou às vezes para reforçar as duas buzinadas curtas). A retribuição do “obrigado” ou de “boa viagem” também pode ser dada através de duas piscadas com o farol alto.

Pisca alerta ligado
Significa algum perigo. É um pedido de atenção redobrada, pois pode ser que por algum motivo o carro da frente irá parar ou mesmo o fluxo todo irá parar.

Também pode significar chamar a atenção do carro de trás para alguma coisa que esteja acontecendo no próprio veículo e o motorista ainda não se deu conta.

Farol alto por um período médio
O veículo de trás chama a atenção do veículo da frente por algum motivo. A duração deste período funciona da mesma maneira que a intensidade da voz de uma pessoa quando se quer chamar a atenção (ex: falando, gritando, esperniando etc). Aqui também pode significar uma bronca por estar na faixa da esquerda quando poderia estar na da direita, pois ali é o local apropriado para ultrapassagens.

Apagar e acender as todas as luzes de uma vez
Significa que há fiscalização à frente. Não é muito recomendável, pois da mesma maneira que o carro de trás percebe, o policial à frente também perceberá e poderá “implicar” com o motorista da frente.

b. Sentido oposto

Esta é a comunicação espontânea mesmo. É a que chama muito a atenção, pois tem um curto período de tempo para acontecer e, por isso, depende sempre da atenção do outro motorista. Tudo não dura mais do que 3 segundos.

Geralmente ela começa com o pisca para a esquerda, pois é como se um motorista estivesse dizendo ao que vai cruzar: “Pode vir tranqüilo que eu estou falando para quem está atrás de mim, não ultrapassar. Tenha uma boa viagem!”. Duas piscads no farol alto, evidenciam que o motorista dirá mais alguma coisa. E estes sinais são sempre gestuais:

A uma palma de mão esticada
Significa literalmente “boa viagem!”. É como se o motorista dissesse que não há problemas no caminho do outro. “Vai tranqüilo!”.

Um braço movimentando como um pêndulo com a mão esticada
Barreira. Acidente. Carreta virada na pista. Desmoronamento. Há alguma coisa que está fechando a pista parcial ou totalmente. Dependendo da gravidade, os faróis de luz são dados muito mais vezes.

Quatro dedos virados para baixo
Animais na pista. Cuidado!

Dois dedos virados para baixo
Pessoas na pista. Cuidado!

Movimento da mão fechando começando pelo dedo mindinho até o polegar. A mão deve estar de lado, com o polegar para baixo. (famoso sinal de roubo)
Ladrão. Há ladrões na região, o motorista deve tomar cuidado.

Duas mãos paralelas fazendo movimentos alternados verticais
Balança. Há fiscalização de peso à frente.

Fricção dos dedos polegar, indicador e médio (Sinal de dinheiro)
Há policiais. Cuidado. Isto pode representar que realmente há corrupção ou não.

Fazer sinal com a mão como se apontasse uma arma
Há radar móvel na pista. O sinal é desta maneira, pois a forma do radar é a de um secador de cabelo, ou de uma pistola. O fiscal (muitas vezes policial) segura e aponta para a pista para saber qual a velocidade do veículo que está passando naquele instante.

Segurar a gola como se arrumasse uma gravata
Blitz grande. A gravate significa que o chefe dos policiais está participando da ação, ou seja, a tolerância é muito baixa (pente-fino).

Todos os dedos juntos e o movimento quebrado do pulso no sentido vertical (“afogar o ganso”)
Significa que há prostitutas na área. Pode ser também que haja “caronistas”, mulheres que trocam favores sexuais por carona. E isso atualmente representa um grande risco de assaltos.

Creditos: site de pesquisa
http://veredaestreita.org/2010/05/25/uma-linguagem-da-estrada/
http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/1845014-comunica%C3%A7%C3%A3o-na-estrada/
anap_ferr@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário